segunda-feira, 2 de julho de 2007

Outras histórias...

Não podia começar a semana sem postar mais uma salada russa de devaneios que me vão passando pela cabeça nas minhas horas de ócio.
E ora hoje como do trabalho não tenho nada para dizer vou falar de pequenas curiosidades acerca do meu dia-a-dia aqui em Glasgow city.

Como já se devem ter apercebido a situação por aqui anda tensa. Os terroristas lembraram-se de se meter com os escoceses e os escoceses mostraram-lhes quem é manda. É verdade, todo este incidente não foi pior (ou melhor dependendo do ponto de vista) devido ao os carros suicidas escoceses, que mal presentem sinal de perigo para os seus co-cidadãos auto incendeiam-se evitando situações complicadas. Abençoada tecnologia Highlander.

Outra situação que quero partilhar connvosco, foi algo que achei estranho desde que aqui cheguei, e só hoje entendi. Os escoceses agradecem ao motorista do autocarro quando saem!!
Ora para mim, habituado ao: "Então!!! Para onde vais?, ou ainda "Porra, outro!!!" fiquei supreendido em existirem agradecimentos aqui para os motoristas e como não queria ser mais parvo que os outros passei também a agradecer. E na verdade eles merecem!
Ora hoje, pensando eu que ia ser mais um dia daqueles em que perco 65 pences cada vez que apanho o autocarro (pois não há troco para ninguém), lá me tentei armar em esperto e pedir um bilhete de ida e volta. Ora esta tarefa parece bastante simples para leigos, mas para quem conhece a lingua escocesa sabe que pode ser um grande problema. Mas ganhei coragem e fui em frente: "2 journey ticket to Philipshill Cementery please", disse eu no meu inglês de menina, ao que o motorista me respondeu: "Ahhh?" e retorquiu algo que ainda agora não consigo decifrar. Sei e que repeti novamente já a ficar nervoso, o que não abonou nada em favor do diálogo, e ele tornou a não perceber e perguntou-me se era 2.35£. Ora eu nao querendo enganar o senhor, pois 2 viagens era 2.70£, e já com a pressão de toda a gente a olhar para mim, repeti mais uma vez, ao mesmo tempo que punha moedas dentro da caixa do autocarro. O simpático homem, ao ver a atrapalhação do caboclo, disse: "Just take the ticket" e por 1.75£ ofereçeu-me um bilhete diário que me permitiu andar às voltinhas pela cidade depois do trabalho. Abençoados motoristas. O lixado é que com a brincadeira os 75 pences foram os trocos que tinha para hoje e para amanha, enfim.

Há coisas que não mudam, mesmo que mudemos de país.
Hoje tive um exemplo que tanto me fez lembrar Portugal, que até ouvi na minha cabeça (ainda que por muito muito breves instantes) a minha amiga Clara a cantar Marante!
Ora como sabem, outro problema de mudar de país é ter que fazer toda a burocracia nacional para tratar de coisas como receber o nosso ordenado. Por isso hoje sai um pouquinho mais cedo, e fui até ao banco para tentar abrir uma conta bancária. Ora isto só agora foi possível, pois no fim de semana recebi a minha primeira carta nesta nova casa, e os gajos do banco precisam de um comprovativo de morada. Fui até a uma sucursal do banco aqui perto de casa, onde a simpática menina que me atendeu me deu um formulário para preencher e enviar para o banco, dizendo que dentro de 2 ou 3 semanas (se aprovada) a minha conta seria aberta. Com a minha carinha de gatinho abandonado (que para quem não sabe ou se lembra mando em anexo) expliquei-lhe que se não tivesse conta bancária até dia 13 de Julho não poderia receber. Com muita delicadeza disse a menina: "Sorry, nothing I can do about it, cheers".


(Cara de gatinho abandonado)

E pronto! Mas como sou teimoso e querendo aproveitar o bilhete diário que me ofereceram, pensei: "João, pegas em ti e vais a procura do maior banco que encontres no centro da cidade, e ai vês o que eles te dizem". Assim foi. Entrei falei com o caixa, ele não me colocou obstáculos apenas me pediu para arranjar uma carta da minha entidade empregadora, e marcou-me uma reunião para 5ª feira há tarde, dizendo: "It only takes 10 to 20 mins to open the bank account (só são precisos 10 a 20 mins para abrir uma conta bancária), quando o questionei em relação ao tempo de abertura. Lembrei-me de Portugal...

Para terminar este post apenas quero dizer......FIM.

1 comentário:

Anónimo disse...

este merece mm um post

gande cena c o bilhete.... gostava de estar lá para ver, só de ler me ri :D