domingo, 15 de julho de 2007

River Clyde Festival...

Este Domingo está a ser inspirador. Desde que acordei, cedinho para fazer as lides domésticas, que o sol me tem brindado com o seu aparecimento e calor. Não sei se se ofendeu com o meu post anterior onde me queixei dele, o que é certo e que hoje o gajo está a portar-se à altura. Segundo as previsões da meteorologia devem estar uns 20º C o que é razão mais que suficiente para sair de casa e dar um passeio ao River Clyde Festival.


Este é um festival anual de tributo ao Rio Clyde que atravessa a cidade de Glasgow e que tem inumeras actividades náuticas, ludicas e educativas, todas relacionadas com o Rio. Entre elas destaco a fantástica corrida de patinhos de borracha e a actuação de duas bandas musicais locais, uma de musicas do mundo os, The Travelling Wilberforces e as The Fiddler’s ceilidh band.
Fiquem com umas fotos e comentários do evento.













O festival decorreu junto às margens do rio Clyde onde se encontrava em outros tempos toda a insdustria naval de Glasgow e seus derivados. A area foi recuperada, mas um antiga grua foi restaurada e é um dos simbolos de Glasgow. Ao lado temos o Auditório de Glasgow (parece que estamos em Sydney).

















Ao inicio da tarde várias actividades marítimas, incluido uma prova de barcos rápidos para entreter os espectadores, que eram muitos.
















No rio estavam também ancorados vários barcos incluindo navios escola (foto da esquerda), navios da armada britanica, navios de investigação (foto da direita). Toda a gente podia subir a bordo e conhecer o navio por dentro. Não fiz isso pois as filas eram imensas em todos eles e havia muito para explorar e fotos para tirar.

















Havia também espalhado pelo parque ribeirinho várias actividades para crianças pequenas e grandes bem como esposições no centro de ciencia viva (edificio mais a direita) que contém uma sala de cinema gigantesca, a Imax (edificio mais a esquerda), que para além de ter uma tela do tamanho de um campo de futebol de 5 e um sistema de som de 12 000 watts, possui também a ultima tecnologia em efeitos visuais 3D. Deve ser a loucura! Queria ter ido lá ver um filme, mas estavam esgotadas as sessões.

















Houve também várias actuações ao longo do dia, com vários tipos de musica e dança. Mostro-vos uns senhores que estavam a actuar quando cheguei lá, tocavam um jazzinho maneiro, e as meninas The Fiddler’s ceilidh band.





















Também havia balões e senhores em bicicletas engraçadas.





















No final da tarde, e já depois de me ter chuvido em cima, os barcos escola zarpam. Estes barcos são usados como complemento educativo a crianças mais carenciadas e com deficiências, como uma forma de lhes incutir valores, disciplina, motivação e desenvolver o trabalho e espirito de equipa.
















Depois da partida dos barcos escola, o grande evento: A corrida de patinhos de borracha!
Este foi mais um evento com objectivo de ajuda social a crianças carenciadas, e consistia em 10000 patinhos de borracha que podiam ser adoptados por toda a gente por 5£. O dinheiro revertia a favor das crianças e ainda se podia ganhar um carrito.




















Depois de adoptados os 10000 patinhos de borracha, estes foram largados no rio e fizeram uma corrida, aquele que primeiro chega-se à meta brindava o seu pai adoptivo com o carro.Interessante também, foi que enquanto não se reuniam as condições para libertar os atletas passavam todas as musicas possivies e imaginárias sobre patos e patos de borracha, incluindo o hit da minha infância "Duck Tales"!! Quem se lembra do genérico do Duck Tales? Muito bom...















Desde cedo que se começou a desenhar o pato mais bem preparado para a prova, mas como no desporto ninguém perde todos ganham a cauda da corrida também teve direito a foto!!

E foi assim uma tarde de Verão aqui em Glasgow.

4 comentários:

Anónimo disse...

Viva aos Patinhos de Borracha!!!!!Que dão tanta alegria ao povo Escocês.....:)

ClaraF disse...

tanto post q aqui leio e so te lembras da tua amiga Clara quando te lembras de musicas pimba... Os leitores hao-de ficar a pensar q eu sou uma parola

João disse...

Clarinha coração!
Tu sabes que me marcaste com o teu gosto musical. Agora não te queixes.

ClaraF disse...

:)

um bjito e já não vais mal :)