sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Férias de Natal em Urra

O amanhecer na Urra! O som dos passaros, os borreguinhos pequenos a correr, o Mondego a cumprimentar-me...la dolce vitta! Mas um dia depois de chegar a Portugal, já começara a relembrar as tarefas do campo! A matança do porco era a tarefa dos próximos 3 dias.
Muitas vezes tentei documentar esta tradição que se mantém na minha familia desde sempre, mas como estou sempre a ajudar, e os ajudantes têm todos muito trabalho, nunca houve tempo para "modernices". Mas numa busca rápida pelo mundo da internet, eis que o camarada Pulanito, alentejano de Entradas (Castro Verde) o fez por mim. A todos vós, interessados aqui fica o link:

A descrição do ritual é quase poética, e o video no final é deveras uma boa obra de realização amadora! Atenção aos mais sensíveis. Depois do porco em choriços e de uma matança que o meu pai disse ser a última, o Natal era o evento seguinte!

O Natal lá em casa passa-se sempre na mesma, reune-se a familia (ou como já se vai dizendo os "tristes do costume"), um jantar mais refinado (sim por que lá na casa do da Urra, todas as refeições são unicas e prazerosas) e depois um serão em familia. Há meia noite abrem-se os presentes e voilá...caminha!

E como é bom acordar na Urra! Deixem que vos diga, já dormi em muito sitio, em muita cama boa e outras improvisadas, mas como a minha na casa dos meus pais não há. A cama não tem nada de especial, e a temperatura no quarto também não ajuda a uma boa noite de sono, mas o que é verdade e que descanso como não consigo em mais sitio algum. Consigo dormir até que me acordem! Os sons da natureza e o bom tempo (nos primeiros dias) convidavam a acordar cedo, dar uma corrida matinal, fazer alguns trabalhos domésticos, trabalho do campo (mas pouco, afinal estava de férias) e ficar bem disposto o resto do dia. Vivam as férias, principalmente quando se é visita na nossa casa!
12 dias que passaram a correr! A próxima etapa era Faro. A minha segunda paragem antes da grande viagem que já se assumava. Com pena, e já com saudades me despedi dos meus pais, avó, mana e tios, peguei no meu bolinhas, e fiz-me há estrada, deixando a Urra e a minha casa para trás....


2 comentários:

pulanito disse...

Caro Alentejano de Kilt,
Fiz uma curta pesquisa e vim parar ao teu blog.
Um alentejano pelas terras dos homens de saias.
Vou-te linkar aos meus favoritos.
Obrigado por divulgares os meus textos...podes sacar á vontade.
Abraço
Pulanito

João disse...

Pulanito,

Obrigado pelo teu comentário e obrigado por me "linkares".
E um prazer divulgar as tradições e costumes do nosso alentejo!
Continua com o bom trabalho.