terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Diferentes paises, diferentes culturas a mesma simbologia...

E foi numa das minhas deabulações por Glasgow que encontrei esta imagem, que me trouxe muitas e boas recordações dos meus tempos de infância.
Esta era uma das imagens de marca de rebeldia nos meus tempos de jovem. O bom velho orgão (não quero usar nomes mais engraçados para não ferir susceptibilidades alheias) desenhado em qualquer banco, vidro, mesa ou parede era sinal de anarquia, o desafiar o "sistema" ou em inglês "the man", que muitas vezes era o desgraçado que tinha que limpar a "obra de arte". Aquele que se atrevia, a maior parte das vezes no anonimato, devia ir para casa sentindo-se uma pessoa nova! "Ora ai está, que bela obra de arte contemporânea."
E meus amigos, e quando eles assinavam...ai sim! Um pessoa puder sentar-se numa casa de banho, olhar para o lado e ser lembrado que rebeldes já por ali haviam passado...era qualquer coisa, principalmente quando acompanhados de mensagens sugestivas e sempre a rimar.
A verdade e que nunca cheguei a perceber o porque de danificar propriedade alheia com desenhos que muitas vezes nem à escala estão. Enfim...
Este aqui, desenhado numa das estufas dos jardins botânicos, deve passar muitas vezes por alguma espécie exótica de planta, quando observado pelos menos atentos, mas quando eu e a Catarina avistamos a obra, foi como o regresso ao passado...

Sem comentários: