sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Férias de Natal em Urra

O amanhecer na Urra! O som dos passaros, os borreguinhos pequenos a correr, o Mondego a cumprimentar-me...la dolce vitta! Mas um dia depois de chegar a Portugal, já começara a relembrar as tarefas do campo! A matança do porco era a tarefa dos próximos 3 dias.
Muitas vezes tentei documentar esta tradição que se mantém na minha familia desde sempre, mas como estou sempre a ajudar, e os ajudantes têm todos muito trabalho, nunca houve tempo para "modernices". Mas numa busca rápida pelo mundo da internet, eis que o camarada Pulanito, alentejano de Entradas (Castro Verde) o fez por mim. A todos vós, interessados aqui fica o link:

A descrição do ritual é quase poética, e o video no final é deveras uma boa obra de realização amadora! Atenção aos mais sensíveis. Depois do porco em choriços e de uma matança que o meu pai disse ser a última, o Natal era o evento seguinte!

O Natal lá em casa passa-se sempre na mesma, reune-se a familia (ou como já se vai dizendo os "tristes do costume"), um jantar mais refinado (sim por que lá na casa do da Urra, todas as refeições são unicas e prazerosas) e depois um serão em familia. Há meia noite abrem-se os presentes e voilá...caminha!

E como é bom acordar na Urra! Deixem que vos diga, já dormi em muito sitio, em muita cama boa e outras improvisadas, mas como a minha na casa dos meus pais não há. A cama não tem nada de especial, e a temperatura no quarto também não ajuda a uma boa noite de sono, mas o que é verdade e que descanso como não consigo em mais sitio algum. Consigo dormir até que me acordem! Os sons da natureza e o bom tempo (nos primeiros dias) convidavam a acordar cedo, dar uma corrida matinal, fazer alguns trabalhos domésticos, trabalho do campo (mas pouco, afinal estava de férias) e ficar bem disposto o resto do dia. Vivam as férias, principalmente quando se é visita na nossa casa!
12 dias que passaram a correr! A próxima etapa era Faro. A minha segunda paragem antes da grande viagem que já se assumava. Com pena, e já com saudades me despedi dos meus pais, avó, mana e tios, peguei no meu bolinhas, e fiz-me há estrada, deixando a Urra e a minha casa para trás....


Férias de Natal...o descanso do guerreiro...o regresso dos emigrantes...

E eis que o dia chega!!!

14/12/2007 trazia no seu amanhecer o ultimo dia de trabalho antes de partir para Portugal para as férias de Natal.
E tanta inveja que ia naquele gabinete quando finalmente o dia passou e eu me despedi de todos. "Vais embora??? Que sorte!!! Eu ainda tenho que ficar até dia 22!" Diziam uns. Outros lamentavam-se: "Quem me dera ir para Portugal agora!!" Enfim a vida é madrasta!
Com as malas arrumadas desde o dia anterior, a tarde e noite foi basicamente passada a espera da manha do dia seguinte. O avião partia as 6:30h mas o check in era as 5:30h.
A hora do embarque chegou e em pouco tempo estavamos em Londres a contar os minutos para entrarmos no avião rumo a Faro.
Pelas 14h já se avistava a costa Sul do nosso país! E que bonita é vista de cima num dia limpo e solarento...de Dezembro! As temperaturas faziam lembrar o verão escocês...
A espera tinhamos a familia!
Mas a estadia em Faro foi curta, pouco tempo depois de chegar eu, os meus pais e o Pedrilha rumamos para o Alentejo, onde o dia seguinte não se adivinhava muito sorridente para o meu porquinho. As suas ultimas horas aproximavam-se...
Já na Urra, o tempo não estava tão bom, até fazia lembrar a escócia! Mas estava finalmente em casa...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Dezembro e CSS na Carling Academy...

Dezembro entrou, e a contagem decrescente para as férias de Natal começou! Quase há 6 meses que estou em Glasgow, e tão rápido que passou o tempo.

Esta semana foi mais curta no trabalho, pois tirei dois dias de merecido descanso, e apesar de ser Domingo e o descanso já estar a acabar foi um bom fim de semana de 4 dias!
E o descanso não podia ter começado melhor! Na 4ª feira a aclamada banda brasileira Cansei de Ser Sexy (aka CSS) tocou na Carling Academy e desde Setembro que eu e a Catarina já tinhamos os bilhetes para irmos ao concerto.
A noite prometia, embora o concerto estivesse marcado para as 20h e a Academy fecha-se 23h (estranho não é!!). O cartaz era o seguinte:

- A abrir as hostilidades: Metronomy
(http://www.myspace.com/metronomy)
- Para a pastilha: Justice
(http://www.myspace.com/etjusticepourtous)
- E para terminar CSS
(http://www.myspace.com/canseidesersexy)


Para começar chegamos muito cedo à Academy e para nosso "deleite" eram só putos de cruzes flurescentes ao peito (que ao principio não percebi o porque, mas aos poucos foi ficando claro). Como chegamos cedo fomos posicionar-nos junto ao palco para termos uma boa panorâmica dos concertos, mal sabiamos o que nos esperava. A malta foi-se juntando à medida que o inicio do "show" se aproximava, e quando Metronomy começou já tínhamos um puto "bicha louca" que não se continha e rebolava-se de uma forma irritante, mexendo no cabelo e meneando a cabeça. Ora para quem está perto, com um copo de cerveja na mão, alguém a espalhar tudo e mais alguma coisa que possa ter na cabeça pelas redondezas, não me parece muito higiénico.
O concerto de Metronomy passou-se e o seu pop alternativo não foi nada de especial, há excepção de uma ou duas musicas que até se "comiam". Valeu pelas luzes ao peito e pelas coreografias!

Justice preparava-se para entrar e o pessoal já entrava em delírio, o que para mim era estranho, pois não fazia puto de ideia como seria o concerto. Dele só conhecia o "We are your friends", mas nada mais tinha ouvido a respeito do senhor. Entretanto o acumular da malta a nossa volta tornou necessidades básicas do ser humano praticamente missões impossiveis. A primeira, respirar, os putos daqui precisam de alguém que lhes ensine que não é só por gel na cabeça e vestirem roupinha domingueira, um banho de vez em quando é fundamental. A segunda, beber, os empurrões constantes não permitiam nem ao melhor equilibrista manter um copo intacto no meio daquela maralha! Podiamos ter tentado beber da cerveja que nos ia caido em cima vinda do céu, mas se eu não bebo água da chuva, também não bebo cerveja do céu!
O concerto começou e foi a loucura! O som, um tecno pastilhado potente pôs a malta em êxtase. Justice era o que tinha trazido muita gente ali.
Justice acaba, e grande parte dos putos começaram a sua migração para a saida. Para terminar, as CSS, deram um bom espectáculo, na minha opinião melhor que no Lux, onde mostram algumas das novas canções que estão a gravar para o novo álbum e que continuam na onda das do primeiro disco. Foi uma noite divertida, mas o pior ainda estava para vir! Quando saimos da Academy estava um temporal! Chuva, vento, frio, os ingredientes certos para quem tinha que esperar por um táxi. O táxi que tinha chamado antes de sair para fora já se tinha atrasado 30m quando recorri a técnica do "Ai senhor taxista, já estamos à muito tempo à espera, por favor leve-nos lá", isto porque, todos os táxis que iam chegando estavam reservados, e o nosso nunca mais chegava. Resultado, dois pintos a chegar a casa às 23:30h depois de uma noitada...dá para rir!!! Felizmente estavos vivos e de saúde!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Diferentes paises, diferentes culturas a mesma simbologia...

E foi numa das minhas deabulações por Glasgow que encontrei esta imagem, que me trouxe muitas e boas recordações dos meus tempos de infância.
Esta era uma das imagens de marca de rebeldia nos meus tempos de jovem. O bom velho orgão (não quero usar nomes mais engraçados para não ferir susceptibilidades alheias) desenhado em qualquer banco, vidro, mesa ou parede era sinal de anarquia, o desafiar o "sistema" ou em inglês "the man", que muitas vezes era o desgraçado que tinha que limpar a "obra de arte". Aquele que se atrevia, a maior parte das vezes no anonimato, devia ir para casa sentindo-se uma pessoa nova! "Ora ai está, que bela obra de arte contemporânea."
E meus amigos, e quando eles assinavam...ai sim! Um pessoa puder sentar-se numa casa de banho, olhar para o lado e ser lembrado que rebeldes já por ali haviam passado...era qualquer coisa, principalmente quando acompanhados de mensagens sugestivas e sempre a rimar.
A verdade e que nunca cheguei a perceber o porque de danificar propriedade alheia com desenhos que muitas vezes nem à escala estão. Enfim...
Este aqui, desenhado numa das estufas dos jardins botânicos, deve passar muitas vezes por alguma espécie exótica de planta, quando observado pelos menos atentos, mas quando eu e a Catarina avistamos a obra, foi como o regresso ao passado...

Problema com as imagens...


Muitos de vós, estimados leitores deste modesto blog têm sido impossibilitados de ver correctamente as imagens das casas que penosamente visitei ao logo do mês de Outubro. Todas as imagens conseguem ser vistas por mim, mas usando o mozilla Firefox. Por isso está na hora de ajudarmos a malta do open source e apoiarmos a causa. Podem fazer o download em:


Vale a pena não só por causa das fotos, mas também porque é um web browser bem superior ao Internet Explorer (pelo menos essa é a minha opinião de utilizador).
Entretanto, e para todos vocês que concordam comigo que o simbolo do Firefox é muito fixe, deixo-vos com o que deu origem ao símbolo.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Temos vencedor...

O passatempo que lancei já teve vencedor!!

Um dos atentos, não descuidados e sempre actualizado leitor deste blog, Ana Filipa, acaba de ter um natal mais sorridente.

Parabéns!

E a prenda vai ser: Uma fantástica e sempre útil....latinha de leite condensado!!!!



Leite condensado Moça.....Para um Natal doçiiiiiiiiinhoooooooo!!!


Aproveita a dica e faz-te numa boa irmã! Muitos miminhos culinários para mim quando eu chegar a Portugal.


sábado, 1 de dezembro de 2007

Novembro 2007

Novembro começou com a minha mudança para a nova casa!

Na casa do Ian, as meninas Lynea (Suécia) e a Lisa (Nova Zelândia) tinha entrado para os dois quartos, e eu fiz as malas e mudei-me para a Merchant City.

"...the area is witnessing a remarkable rebirth. Previously redundant historic buildings now house cutting edge theatres and galleries interspersed with shops, cafes and restaurants where bling and high society rub designer shoulder pads over tapas or sushi washed down with an exotic cocktail or pint of heavy." Merchant City Visitor Guide

Esta é uma zona tão boa que até tem um site na internet:

http://www.glasgowmerchantcity.net/

E o melhor, o centro da cidade é já ali...

A semana antes da Catarina chegar, entre trabalho e a nova casa que precisava de atenção, passou a correr. E em menos de nada o reencontro dos pombinhos aconteceu novamente, no aeroporto de Glasgow, após a pobre rapariga ter viajado na Easyjet e ter esperado 6 horas no aeroporto de Gatwick que citanto a própria "É horrivel!!!!".
A recepção em casa estava preparada, e por aqui ficamos nos detalhes ;)

Eu tirei 2 dias do trabalho e fui-lhe mostrar a cidade...
O tempo aqui deu uma melhorada na primeira semana para tornar a ambientação mais fácil à rapariga, mas depois das 2 primeiras semanas a boa e velha chuva veio novamente, seguida de uns dias em que as temperaturas desceram abaixo dos 0º. Mas neve que é bom nada.
O dia 15 de Novembro trouxe as celebrações do Bon Beaujolais (tipo de vinho Francês), evento que aproveitei para reunir alguns amigos daqui fazer as apresentar a Catarina ao pessoal. Foi uma noite bem passada, num Bistro françês situado perto da casa do Ian. Muita comida e bebida, deu para chegar a casa um pouco abalado.
Entre incursões à noite de Glasgow, cinema, e boas noites passadas no aconchego do quentinho do lar o mês de Novembro passou-se num instante.

Outubro 2007

Vou então fazer um apanhado dos últimos dois meses da minha vidinha aqui em Glasgow a começar por Outubro!

Outubro foi um mês estranho! Começou mal, continuou pior, e acabou bem :D

Este mês fica marcado na minha vida como o mês de transição. Psicologicamente andava um pouco em baixo, aliado ao facto de as saudades apertarem a cada dia que passava, no trabalho estava a passar por uma fase de transição, onde as responsabilidades e a carga de trabalho começavam a aumentar.

Em Outubro, estava também em contagem decrescente para sair da casa do Ian. Primeiro porque a Catarina chegava na primeira semana de Novembro e em Setembro tinha avisado o Ian da minha intenção de mudar, e ele já tinha começado a publicitar o quarto junto da comunidade feminina.
A procura de uma nova casa era uma tarefa que todos os dias me fazia perder anos de vida. O preço, a mobilia e as condições da casa e localização eram as variáveis na minha procura. A equação tornava-se cada vez mais complexa quando duas variáveis eram determinadas, mas as restantes não! Aqui ficam umas fotos das maisons que visitei.

Casa1



Casa 2


Casa 3



Esta casa 3 não tem fotos do interior porque nem lá entrei. Tinha muito potencial vista de fora e a localização era excelente, mas, o rapaz da agência deixou-me pendurado a espera!!

Casa 4




Casa 5



Casa 6




A casa 6 foi outro exemplo de ficar pendurado a porta à espera de alguem da agencia. Mas desta vez toquei a campainha e por sorte estava lá o senhorio, que foi muito fixe e me deixou ver a casa, e tirar algumas fotos.

Casa 7



Casa 8




E estas foram as habitaciones com que me deparei durante o mês de Outubro. E uma delas foi a escolhida. Deixo-vos agora com o seguinte desafio, adivinhem qual delas é o meu covil agora. Deixem as vossas respostas nos comentários. De todas as respostas certas a primeira a ser recebida vai ganhar um prémio.
Com trabalho e visitas as casas se passou o mês de Outubro. E que alivio foi quando finalmente fechei negócio, e pude respirar de alivio.
O final do mês de Outubro trouxe também uma nova sensação de bem estar em Glasgow. Tudo isto porque processo de aumentos de ordenados estar bastante adiantado, por estar a ganhar mais confiança com o pessoal no trabalho, tornando os meus dias de trabalho mais divertidos e por estar a ganhar ritmo de trabalho tornando menos penosas as tarefas que me são confiadas.
Enfim...o mês de Novembro está a porta, e o meu amorzinho estava quase aqui...